10 agosto 2021

Todo esporte pode ser adaptado: conheça o Parajiu-jitsu

O jiu-jitsu sempre levantou a bandeira da acessibilidade. Pessoas de todos os corpos e biótipos são bem vindas para a prática da modalidade. O Parajiu-jitsu é o paradesporto do Jiu-Jitsu, direcionado a paratletas com pelo menos 20 diferentes mobilidades físicas e cognitivas e com regras diferentes.

Em 2015 foi criada a Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), primeira instituição da modalidade no mundo. Em 2017, foi criada a Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo ( FBJJP), que se tornou a responsável por gerir e difundir as regras de competição no cenário mundial.

A primeira equipe de Parajiujitsu foi formada no estado de São Paulo, no Centro Paralímpico brasileiro, por meio da Associação Paulista de Parajiu-jitsu. Já o primeiro campeonato brasileiro de Parajiu-jitsu foi realizado em Santa Catarina em 2019, com organização do Jiu-Jitsu Paradesportivo Nacional. O evento reuniu 121 inscritos divididos em 18 classes funcionais de deficiências.

O Parajiu-jitsu é uma das modalidades oferecidas pelo Instituto Pernas Preciosas. Quer saber mais? Acesse: https://pernaspreciosas.com.br/ 

Redação Pernas Preciosas Projeto Pernas Preciosas