12 julho 2021

Futsal-down: conheça os benefícios dessa modalidade

A prática de atividade física traz inúmeros benefícios para qualquer pessoa. Mas especialmente para quem possui Síndrome de Down, a prática de esportes é fundamental tanto fisicamente, melhorando a capacidade respiratória, quanto psico e socialmente. 

Qualquer esporte pode ser adaptado  e uma pessoa com Síndrome de Down pode praticar qualquer modalidade. O futsal-down em especial, existe há 15 anos no Brasil, mas a seleção brasileira foi formada somente em 2011. Já a Associação Paradesportiva JR existe desde 2001 e acolhe cerca de 80 pessoas com Síndrome de Down em quatro modalidades esportivas, Ginástica rítmica e artística, futsal e natação. 

Como funciona:

Em geral, no futsal-down, são quatro jogadores na linha e um goleiro. As regras são as mesmas usadas pela Confederação Brasileira de Futsal com algumas exceções, como as dimensões. A quadra de jogo é um retângulo de comprimento máximo de 25 metros e largura máxima de 15 metros.

A bola usada é compatível com a da categoria juvenil sub-17, com circunferência de no mínimo 62 cm e no máximo de 64 centímetros, com peso mínimo de 400 gramas e no máximo 440 gramas. O tempo de duração de uma partida é cronometrado e dividido em dois períodos iguais de até 15 minutos descanso de 10 minutos entre os períodos. 

Saiba mais em: https://pernaspreciosas.com.br/modalidades/futsal-down

Redação Pernas Preciosas Projeto Pernas Preciosas