26 abril 2021

A importância da acessibilidade no esporte

É fato que o esporte é importante na qualidade de vida de qualquer pessoa. Ele é responsável não apenas por condicionamento físico, mas também por saúde e por qualidade de vida. Além dessa importância no todo, os estudos mostram que a atividade física é uma ferramenta chave na reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência.

O esporte melhora a atividade cardiovascular, a força, coordenação motora, agilidade e equilíbrio. É capaz de aperfeiçoar a autoestima e autoconfiança, tornando a pessoa mais segura, enquanto colabora para a inclusão social. Com o aumento da conscientização na busca de uma vida mais saudável e bem-estar físico e mental, surge o esporte adaptado.

No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de sociabilização entre pessoas com e sem deficiências, além de tornar a pessoa mais independente no seu dia a dia. 

Embora seja uma modalidade recente, o esporte adaptado surgiu na primeira década do século XX, há quase 100 anos. As primeiras atividades competitivas eram voltadas a jovens com deficiência auditiva, que participavam de modalidades coletivas. Alguns anos depois, foram adaptadas atividades para jovens com deficiência visual, especialmente a natação e o atletismo. 

O Brasil está cada vez mais conquistando seu espaço em competições. Atualmente o país carrega 257 medalhas, sendo 109 de ouro, 74 de prata e outras 74 de bronze. O segundo lugar no quadro geral.

 

Promover a acessibilidade na prática

Na hora de realizar um evento adaptado, lembre-se de pesquisar sobre as leis que isentam inscrições de pessoas com deficiência física, pesquisando também sobre a possibilidade de porcentagens de desconto ou meia-entrada, que funcionam também como incentivo à participação.

No Instituto Pernas Preciosas essa prática vai além e permite a inclusão de muita gente por meio do esporte. Nesse projeto, pessoas com diferentes deficiências podem participar e os voluntários ajudam com pernas preciosas que empurram as cadeiras para quem precisa, em qualquer modalidade esportiva. 

Conheça mais sobre o projeto AQUI e saiba como ser um voluntário. 

Redação Projeto Pernas Preciosas