sobre a modalidadeo

halterofilismo ou a halterofilialevantamento de peso(s), ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um desporto em que o atleta tenta levantar o maior peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos.

Frederick Winters durante os Jogos Olímpicos de 1904

Heinrich Schneidereit (1912)

Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.

As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX; a Federação Internacional de Halterofilismo foi fundada em 1905 e instituiu as primeiras classes de peso.

O levantamento de peso é um dos esportes de força e a terminologia halterofilismo (do grego halteres, 'massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios', ligado ao francês -philie, em português -filia, 'amizade', ambos do grego phílos, 'amigo')hoje em dia está em desuso, por denominar genericamente todos os praticantes de atividades que envolvem o uso de halteres, já que outros desportos e treinamentos, como o fisiculturismo e a musculação, se utilizam de halteres para seus fins.

No halterofilismo, competem homens e mulheres que possuem deficiência nos membros inferiores (com amputação de membros inferiores e/ou com lesão medular) e/ou com paralisia cerebral.

Deficiências

Atletas com deficiência física nos membros inferiores, baixa estatura e paralisados


Gênero

Masculino e feminino
 

Regras

Os atletas executam um movimento chamado supino, deitados em um banco. Cada competidor tem três tentativas. O maior peso levantado é considerado como resultado final.

Durante a disputa, três árbitros avaliam as tentativas de levantamento de peso. A bandeira branca significa que o movimento foi válido e, a vermelha, inválido. O atleta precisa ter, pelo menos, duas bandeiras brancas para que os kgs alçados sejam considerados.

  • 1- O atleta deve suportar o peso com os braços estendidos (posição inicial) até o comando do árbitro
  • 2- Depois, descer a barra até encostá-lo no corpo com uma parada evidente
  • 3- Por fim, elevar a barra até a posição inicial

benefícios do basquete para os paratletas

Perguntas Frequentes

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt?

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed 
diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum. Stet clita kasd gubergren, no sea takimata sanctus est Lorem ipsum dolor sit amet. Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat.

Empresas Amigas

seja um parceiro

entre em contato

Acompanhe nossas redes sociais

Nossa localização

R. Antônio Amado Noivo, 28 Vila Ipiranga, Londrina - PR 86010-640